quarta-feira, 7 de maio de 2014

Filme de Hoje: Shakespeare Apaixonado


 Porque nunca houve história mais triste do que esta de Julieta e do seu Romeu :'(
Ontem, pela manhã, acordei com vontade de estudar história, mais do que história, renascimento, mais do que renascimento, WILLIAM SHAKESPEARE <3 (Eu sei! Eu sei! que essa vontade é muito estranha. Quem acorda com vontade de estudar história? Mas entenda, eu tenho vestibular esse ano kk)
As peças de Shakespeare deixaram uma marca profunda no período da Renascença por ter a caracterização complexa de personagens como Iago e Edmund, que eram mais que simples vilões, na linguagem rica presente em Hamlet e Othello
Dei uma estudada e achei um filme com um nome que me chamou atenção: "Shakespeare Apaixonado", e é sobre este filme que vou falar hoje com vocês.




Londres, século XVI, o jovem escritor Willian Shakespeare (Joseph Fiennes) anda sofrendo de bloqueio criativo, e não consegue escrever nada que lhe agrade. Certo dia ele conhece uma bela jovem chamada Viola De Lesseps (Gwyneth Paltrow), que sonha em ser atriz, algo que na época era o cumulo do absurdo. Para alcançar este sonho Viola se veste de homem e vai fazer o teste para entrar na companhia de teatro de William. Logo os dois se apaixonam, mas como é previsto, esse amor não é permitido, pois Viola já tem a mão prometida a Lord Wessex (Colin Firth), um casamento arranjado que ajudará Wessex a refazer sua fortuna.
As experiências vividas por Will e Viola lhe dão criatividade para escrever a sua obra mais conhecida "Romeu e Julieta".

O filme lançado em 1998 foi vencedor de sete categorias do Oscar. Embora muitas pessoas digam não ser merecido "Shakespeare Apaixonado" é uma obra que transborda de criatividade para explicar a suposta  inspiração que Shakespeare teve para escrever não só "Romeu e Julieta' mas também "Noite de Reis". E é exatamente essa suposta explicação que deixa o filme totalmente interessante.






Um comentário: